Acompanhamento Pedagógico Especializado

Monitoria Indígena: assegurar melhores condições de permanência aos acadêmicos indígenas, minimizando as barreiras sociais, culturais e acadêmicas existentes. Monitoria permanente: ofertar suporte pedagógico e orientações de estudos a estudantes que apresentem necessidades nas áreas específicas. Acompanhamento psicológico, psicopedagógico e orientação profissional: contribuir para o desenvolvimento da aprendizagem e adaptação à Universidade, minimizando a evasão e repetênica dos estudantes da UFSM. Atendimento educacional especializado: prover condições de participação e aprendizagem no ensino regular e garantir serviços de apoio especializados de acordo com as necessidades individuais dos estudantes. Projeto desempenho acadêmico e apoio pedagógico para estudantes surdos: acompanhamento pedagógico especializado com educadoras especiais

Dados e recursos

Informações Adicionais

Campo Valor
Fonte http://w3.ufsm.br/proplan/pp/CAED_WEB/CAED_Acomp_Pedagogico_Especializado
Autor Escritório de Processos
Mantenedor Coordenador (a) de Ações Educacionais
Última Atualização 25 de Junho de 2020, 16:35 (BRT)
Criado 18 de Setembro de 2018, 15:50 (BRT)
Base Legal Monitoria Indígena: Resolução 019/2016, Lei 13409/2016, Resolução 011/2007 (Revogada pela N. 002/2018), Lei 12711/2012, Lei 10639/2003, Lei 11645/2008, Resolução 02/2015 CNE, Edital 057/2017 UFSM. Monitoria Permanente: Resolução 019/2016, Lei 13409/2016, Resolução 011/2007 (Revogada pela N. 002/2018), Lei 12711/2012, Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, Lei 10436/2002, Decreto 5626/2005, Lei 12319/2010, Lei 10639/2003, Lei 11645/2008, Resolução 02/2015 do CNE. Acompanhamento psicológico, psicopedagógico e orientação profissional:Código de Ética da área dos profissionais envolvidos; Resolução 019/2016 CAED. Atendimento educacional especializado: Resolução 019/2016, Decreto 7611/2011, Lei 13146/2015. Projeto desempenho acadêmico e apoio pedagógico para estudantes surdos:esolução 11/2007 ( Revogada pela N. 002/2018), Lei 10436/2002, Decreto 5626/2005, Resolução 033/2015. Curso de Libras: Lei 10436/2002, Decreto 5626/2005. Interculturalidade e Educação das Relações ÉtnicoRaciais na UFSM:Declaração Universal dos Direitos Humanos ,Constituição Federal do Brasil, Lei 10639/2003, Lei 11645/2008, Resolução 02/2015 UFSM. Eventos:Resolução 019/2016, Lei Brasileira de Inclusão (2015), Lei 12711/2012, Lei 13409/2016, Resolução 02/2015. Curso de audiodescrição: Resolução 019/2016; Lei Federal nº 13.146/2015 (Lei Brasileira de Inclusão das Pessoas com Deficiência); Decreto Federal nº 6.949/2009 (Convenção Internacional da Pessoa com Deficiência):.Cursos de Formação Contingenciais: Resolução nº 019/2016 UFSM; Política de inclusão na perspectiva da educação inclusiva, Lei Brasileira de Inclusão (2015).
Desafio PDI Inclusão social
Objetivo PDI Desenvolver estratégias de permanência que incentivem o aprendizado e a conclusão do curso dentro de um prazo adequado